5 benefícios da hidratação capilar

Mulher Hidratando o cabelo

5 benefícios da hidratação capilar

Os agentes que mais​ danificam os cabelos fazem parte do nosso dia a dia: poluição, sol, praia, piscina, secador, chapinha, tintura, descoloração, progressivas, entre outros. Não há cabelo que resista a essa “batalha” se a gente não reservar alguns minutinhos para cuidar da saúde dos nossos fios.

A hidratação é uma das etapas mais importantes para quem quer manter os cabelos saudáveis e bonitos. Por isso, no post de hoje, falaremos sobre os benefícios da hidratação capilar e traremos algumas dicas para ajudar você a cuidar melhor dos seus fios. Acompanhe!

Hidratação capilar

Independentemente de como seja o seu cabelo —  liso, cacheado, crespo, quimicamente tratado ou não — ele precisa ser hidratado! A etapa de hidratação capilar repõe a água dos fios. Os cabelos perdem mais água toda vez que fazemos algum tipo de química ou usamos fonte de calor, como é o caso da chapinha e do secador, por exemplo.

“Então, se o meu cabelo é virgem e eu não uso fonte de calor, não preciso hidratar, certo?”. Errado! Se o seu cabelo não possui nenhum tipo de química e você não seca com secador e não usa chapinha, ele perde menos água, mas precisa ser hidratado, sim.

Além disso, até mesmo as condições climáticas podem desidratar os cabelos. O que mudará é a frequência com que a hidratação será realizada e a máscara de hidratação escolhida para cada caso.

O processo de hidratação é simples e pode ser realizado tanto em casa como nos salões. Basta lavar bem os cabelos com shampoo e depois aplicar a máscara, mecha por mexa. O rótulo do produto informa o tempo de ação da máscara. Geralmente, esse tempo de pausa não ultrapassa os 20 minutos. Depois é só enxaguar, até retirar toda a máscara.

Você sentirá o poder da hidratação na hora, e os benefícios não param por aí!

5 Benefícios da hidratação capilar

1. Cabelos com mais brilho

Cabelos sem hidratação adequada ficam mais opacos e sem vida. A hidratação devolve o brilho aos fios e ajuda a deixá-los com uma aparência mais saudável. Existem inúmeras opções de máscara de hidratação disponíveis. Escolha a que atenda melhor as necessidades do seu tipo de cabelo.

2. Fios mais macios

É importante ressaltar que não é apenas uma questão “visual”. É perceptível também ao toque das mãos a diferença de textura dos fios depois da hidratação. O cabelo devidamente hidratado fica muito mais macio, maleável e com bem menos porosidade.

3. Redução de frizz

Chamamos de frizz aqueles fios mais “elétricos”ou arrepiados que ficam por cima do cabelo e costumam incomodar bastante. Dependendo do tipo de cabelo e das químicas feitas nele, a quantidade de frizz pode ser ainda maior.

Uma boa hidratação pode ajudar bastante a diminuir esse incômodo, pois devolve a água e outros nutrientes necessários aos cabelos, possibilitando que esses fios arrepiados fiquem mais disciplinados.

4. Maior resistência

Caso os seus cabelos estejam muito danificados e frágeis, a hidratação pode auxiliar nesse processo deixado-os mais fortes e resistentes. Uma das maiores queixas de quem tem cabelos fracos é que os fios se quebram com mais facilidade. Se você tem cabelos quimicamente tratados, os seus fios podem não aguentar passar pelos procedimentos químicos se não estiverem devidamente fortes e saudáveis.

5. Fechamento das cutículas

Atualmente, a maioria das máscaras de hidratação comercializadas já possui a função de fechar/selar as cutículas capilares durante o processo de hidratação. As cutículas se fecham exatamente para manter toda a reposição de água e nutrientes que foi realizada. Dessa forma, os fios ficam mais alinhados e macios.

Agora que você já conhece os benefícios da hidratação, não deixe de hidratar seus cabelos pelo menos uma vez por semana. Seus fios ficarão com muito mais saúde e vitalidade.

E aí, gostou do nosso post? Então, aproveite para dividir estas dicas com seus amigos compartilhando-o nas redes sociais!

imperiosalone

No Comments

Comente