5 dicas de como escolher o corte de cabelo ideal

5 dicas de como escolher o corte de cabelo ideal

Você sabia que, ao escolher o corte de cabelo ideal, muitos fatores devem ser levados em consideração? Para garantir que o corte seja fonte de satisfação para você e que a deixe ainda mais bonita, é importante atentar-se a algumas dicas.

Sua vontade e seu gosto pessoal certamente são fundamentais nessa escolha, mas alguns outros aspectos também são essenciais. Confira agora mesmo nossas dicas!

1. Combine o corte com seu formato de rosto

Na hora de decidir qual corte de cabelo aderir, é importantíssimo que você leve em conta qual é o seu formato de rosto. Isso porque determinados cortes podem valorizar seu rosto e acentuar suas qualidades. Porém, o contrário também pode acontecer: alguns cortes podem chamar a atenção justamente para características que você não faz questão de ressaltar.

Rosto arredondado

Mulheres que têm o rosto redondo devem evitar cortes retos. Manter o cabelo muito uniforme ao redor da face pode fazer com que seu rosto pareça ainda mais arredondado. Os cortes mais longos — em camadas e repicados — darão a impressão de um rosto mais fino e alongado. Selena Gomez e Emma Stone são celebridades que podem servir de inspiração para você.

Rosto quadrado

Se você tem o rosto quadrado, deve evitar cortes que terminem na linha do queixo, para que sua fisionomia não fique pesada. As franjas estilo cortininha — mais curtas no centro da testa e longas nas laterais — são uma ótima pedida para suavizar as linhas do seu rosto. As atrizes Angelina Jolie, Alinne Moraes e Juliana Paes trazem exemplos de cortes de cabelo que deram certo com rostos quadrados.

Rosto oval

Rostos ovais, como os de Beyoncé e de Jessica Alba, são os mais privilegiados no quesito corte de cabelo. Isso porque esse formato de rosto fica bem com praticamente qualquer tipo de corte, desde os curtinhos até os mais longos. Assim, ao escolher um corte, preocupe-se mais com a textura do seu cabelo do que com o formato do seu rosto. Sinta-se livre para experimentar qualquer corte que mais agrade a você!

2. Escolha a partir do seu tipo de cabelo

Muitas mulheres estão insatisfeitas com seu tipo de cabelo. No entanto, o que muitas não sabem é que o problema pode não estar na textura do cabelo em si, mas o corte errado. Um corte adequado pode acabar de uma vez por todas com as reclamações que você tem a fazer sobre o seu cabelo.

Cabelos lisos

Os cabelos lisos já têm tendência a ficarem um pouco achatados. Dependendo do corte de cabelo, essa característica pode ser ainda mais acentuada.

Para evitar esse problema, o blunt cut é ideal. Esse corte, com as pontas retas, adiciona peso à base do cabelo, fazendo-o parecer mais grosso e cheio. Um erro comum é acreditar que um corte com muitas camadas trará movimento ao cabelo, enquanto, na verdade, poderá fazê-lo parecer ainda mais fino.

Cabelos cacheados e crespos

Se o seu é cabelo cacheado ou crespo e possui muito volume e espessura, o ideal é fazer um corte que o mantenha mais comprido. Assim, o cabelo vai pesar e o volume será distribuído por todo o comprimento.

Se seus cachos são finos e com pouco volume, cortes mais curtos, como os pixies, favorecerão o aumento do volume e a definição dos cachos. Uma dica é cortar os cabelos enquanto estiverem secos, pois os cabelos molhados dão uma falsa impressão de como suas madeixas ficarão.

Cabelos ondulados

O grande desafio das mulheres que têm cabelos ondulados é estilizá-los e defini-los para que não fiquem sem forma. Assim, escolher um corte de cabelo de comprimento médio, com leves repicados, trará movimento às suas madeixas, além de facilitar a finalização. Para valorizar as ondas, que são o que o seu cabelo tem de melhor, evite os cortes retos e opte pelos mais arredondados.

3. Pense na imagem que você quer transmitir

O corte de cabelo que você adota pode dizer muito sobre sua personalidade. Por isso, antes de ir correndo ao salão de beleza, pense bem sobre a imagem que você quer transmitir. Tomando esse cuidado, você não correrá o risco de passar sinais errados sobre si mesma. De nada adianta escolher um corte que está na moda e que combina com o seu rosto, se ele tem pouco a ver com sua personalidade e seu estilo.

Lembre-se que os cabelos curtos costumam passar uma ideia de elegância e profissionalismo. Já os cortes mais modernos e ousados, como os pixies, podem indicar que você é uma pessoa destemida e aberta a novidades. Os cabelos longos transparecem sensualidade e um desejo de liberdade. Como podem ser estilizados de diversas maneiras, são muito versáteis quanto às diversas mensagens que você pode transmitir.

4. Verifique as tendências de cortes

Estar atenta às últimas tendências de corte é sempre muito importante. É certo que o formato do seu rosto e o seu tipo de cabelo são definidores dos melhores cortes para você. Entretanto, se seu cabelo for perfeito para suas características, mas estiver ultrapassado, pode ser que você não fique muito satisfeita, não é mesmo?

Por isso, procure aliar suas preferências e seu estilo às últimas tendências. Como a moda é cada vez mais democrática, certamente você conseguirá se identificar com algum corte em voga. Dessa forma, você não precisará usar sempre o mesmo corte de cabelo e poderá mudar seu estilo com frequência e sentir-se constantemente renovada.

5. Converse com um profissional

Por mais que você esteja bem informada quanto às tendências e seu tipo de cabelo, conversar com um profissional é essencial. Ele poderá analisar a fundo qual é a textura do seu cabelo e qual é, de fato, o formato do seu rosto. Além disso, ele poderá dar várias sugestões e indicações, que você decidirá se pretende seguir ou não.

A ajuda de um profissional também é imprescindível para que você saiba se aquele corte que fica lindo na sua atriz preferida também ficará bonito em você. Lembre-se que um bom profissional acumula muita prática e conhecimento, estando apto a dar a você os melhores conselhos e as melhores orientações.

Percebeu como nossas dicas serão úteis quando você for escolher o corte de cabelo ideal? Levando em consideração nossas sugestões, você certamente optará por um corte lindo e que tem tudo a ver com a sua personalidade.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe o conteúdo com as amigas em suas redes sociais! Elas também vão amar! Vamos lá?

Vagner Valsi

No Comments

Comente