Conheça 6 práticas para cuidar da saúde do cabelo

Conheça 6 práticas para cuidar da saúde do cabelo

Cabelos bem tratados roubam a cena em todas as ocasiões e contribuem para um visual alinhado. Além disso, garantem o aumento da autoestima, deixando a confiança lá em cima. Mas com as agressões do cotidiano, como a poluição e o uso do secador, manter os fios sedosos e hidratados parece ser uma missão impossível cuidar da saúde do cabelo

Para conseguir o visual dos sonhos, é preciso de cuidados diariamente, mas engana-se quem pensa que essa é uma tarefa difícil. Conheça, a seguir, 6 práticas essenciais que vão garantir fios bonitos e saudáveis. Confira!

1. Tenha uma boa alimentação

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde capilar. Se não há a ingestão necessária de nutrientes, os fios enfraquecem, perdem brilho e até caem. Por isso, é essencial ter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e proteínas.

Evite alimentos gordurosos e doces em excesso e inclua legumes e verduras no seu cardápio. Alimentos ricos em ferro também ajudam a fortalecer as madeixas. Além disso, beba bastante líquido para manter a hidratação.

2. Evite a água quente

A temperatura da água na hora de lavar os fios é outra questão que inspira cuidados. A água muito quente resseca as estruturas, já que as cutículas capilares se abrem.

Os fios ainda ficam opacos e o couro cabeludo mais oleoso, o que pode levar à queda capilar. Logo, ao enxaguar os cabelos, prefira a água morna ou quase fria para mantê-los saudáveis.

3. Cuidado com os procedimentos químicos

Procedimentos químicos, como alisamento, descoloração e coloração podem colocar a saúde dos fios em risco. Isso ocorre porque eles são processos agressivos e que agem na estrutura capilar. Se não forem feitos por um profissional de confiança, podem causar até mesmo o temido corte químico.

Nunca faça esses procedimentos sozinha e procure um especialista capacitado que avaliará o estado dos seus fios, de modo a escolher a melhor técnica. Além disso, informe-se sobre os produtos usados no procedimento, já que alisamentos com formol são proibidos pela ANVISA e fazem mal a saúde.

Se os seus cabelos já são quimicamente tratados, use diariamente itens para esse tipo de fio, pois eles fornecerão o cuidado adequado para o seu caso.

4. Proteja os fios do sol

Assim como a pele, o cabelo também sofre com a exposição aos raios solares nocivos. Quando as madeixas recebem o sol diretamente, as cutículas sofrem agressões que podem levar ao ressecamento e à quebra.

O couro cabeludo precisa de ainda mais proteção, já que é uma área sensível e suscetível a queimaduras com a exposição excessiva ao sol. Portanto, use produtos com filtro solar nos fios e não abra mão do chapéu nos dias quentes para cuidar da saúde do cabelo.

5. Use protetor térmico

O calor excessivo do secador e da chapinha são vilões para a saúde dos fios. Por isso, é importante usar o protetor térmico antes de submeter o seu cabelo a esses processos.

O produto cria uma camada protetora ao redor da estrutura, além de evitar agressões e a perda excessiva de água, responsável por causar ressecamento capilar.

Ao usar o secador, sempre escolha a temperatura amena e mantenha o jato de ar longe do couro cabeludo. Sobre a chapinha, prefira o modelo de cerâmica, que é menos agressivo.

6. Conte com profissionais qualificados

Além de serem a melhor opção para executar procedimentos químicos no seu cabelo, os profissionais qualificados oferecem tratamentos completos e complexos. Somente no salão é possível fazer hidratações profundas e adequadas para o seu tipo capilar, por exemplo.

Contar com um profissional de qualidade vai evitar danos aos fios e garantir o resultado esperado sem que a saúde do cabelo seja colocada em risco.

Fios bonitos, brilhosos e hidratados deixam o visual muito melhor. Por isso, cuidar da saúde do cabelo é essencial. Ao seguir essas orientações, ele estará perfeito para lhe acompanhar ao longo do dia.

Gostou das dicas? Conte nos comentários qual a sua maior dificuldade para cuidar das madeixas!

Vagner Valsi
Hairstylist

imperiosalone

No Comments

Comente