Quais as diferenças entre mechas e luzes?

Mulher com mechas no cabelo

Quais as diferenças entre mechas e luzes?

Na hora de mudar o visual e iluminar os fios, mechas e luzes são opções que logo passam pela cabeça como ótimas saídas. São perfeitas para clarear as madeixas, dar uma renovada na figura e até mesmo adotar um ar de verão!

Acontece que essas são técnicas distintas, que entregam resultados diferentes para cada escolha, e que dividem o gosto das clientes.

Nesta matéria, nós te explicaremos as características, diferenças e vantagens de cada técnica, para te ajudar a encontrar a melhor possibilidade para os seus fios. Dá uma olhada!

O que são luzes?

Mais fininhas, delicadas e discretas, as luzes são mechas bem estreitas que começam no topo da cabeça (desde a raiz ou não, de acordo com as escolhas entre cliente e profissional). Elas vão até as pontas dos fios, podendo chegar lá ainda bem finas ou engrossando um pouco nesse caminho.

O resultado final é bastante natural e tem um efeito de cabelo “beijado pelo sol”, que fica lindo e, ao mesmo tempo, despretensioso.

O que são mechas?

Ao contrário das luzes, as mechas são mais marcadas. Elas podem ter diversas espessuras, mas, em geral, são mais grossas do que as luzes, pois a ideia é que sejam vistas, criando um efeito mais impactante nos fios. É importante que o profissional que realizará o procedimento fique atento ao tom de pele da cliente e escolha tons que conversem com a pessoa.

O ideal é destacar a cor de base das madeixas, criando contraste sem tingir o cabelo inteiro.

As mechas podem ser feitas de algumas formas diferentes. A californiana, por exemplo, é uma opção queridinha e famosa, que clareia as pontas dos cabelos. As mechas 3D trabalham três tons diferentes e são um pouco mais discretas. Já o ombré hair cria um degradê de loiros, do meio até as pontas do cabelo.

Como escolher entre mechas e luzes?

Na hora de decidir qual técnica é melhor para seus cabelos, o mais importante é levar em conta gosto pessoal e resultado que deseja atingir.

Se você busca um visual mais marcante ou surpreendente, é indicado que opte pelas mechas. Já, se você deseja uma mudança de visual mais suave ou, mesmo, ter os cabelos totalmente loiros um dia, mas quer fazer a transição aos poucos, a escolha mais indicada é as luzes.

Que cuidados tomar?

Vale ter em mente que o cabelo tingido (especialmente tingido de loiro), ainda que não esteja completamente pintado, exigirá muitos cuidados. Aliás, não esqueça de jeito nenhum de cuidar das madeixas como se tivesse pintado-as por completo!

Será necessária muita hidratação, tanto profissional quanto caseira, para manter a saúde dos fios e driblar aquele ressecamento já famoso quando realizamos tais mudanças de visual.

Outra coisa que pede atenção é o amarelamento dos fios, que pode acontecer com o tempo. Mas não se preocupe: invista em um shampoo violeta de qualidade para solucionar a questão durante o banho mesmo, mantendo suas mechas e luzes incríveis!

Aproveite e curta a nossa página do Facebook para receber conteúdo diário e inspirações para o seu cabelo!

Vagner Valsi
Hairstylist

imperiosalone

No Comments

Comente